A história do Halloween
Atualizado: 22 de ago. de 2021
Bruxas, abóboras, morcegos e velas, são alguns dos símbolos do Halloween. Mas você sabe de onde vem tudo isso?
Hoje eu vou te contar como tudo começou.
Eu sou o Diego Freitas e seja bem vindo ao Imaginário Curioso!
História O Halloween, conhecido aqui no Brasil como dia das bruxas, é uma festa bem antiga, com mais ou menos 3mil anos, e foi mudando com o passar do tempo, de acordo com cada cultura.
Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, chamado Samhain.
O Samhain também marcava o fim do verão e o ano novo celta e a festa durava 3 dias, começando no dia 31 de outubro, e era marcado por fogueiras e abundância de comida.
Em meados do século 8, o papa Gregório III mudou o feriado do Dia de Todos os Santos, do dia 13 de maio para o dia 2 de Novembro, provavelmente para tentar Cristianizar o Samhain. O fim disso foi uma mistura da tradição pagã com a tradição Cristã e o que a gente vê hoje, nada mais é do que a junção delas.
Símbolos do Halloween

Com o passar do tempo o Halloween foi ganhando outros simbolos. Vou te mostrar alguns mais famosos:
• BRUXA:

a bruxa é o principal símbolo dessa festa e é quase sempre retratada como uma mulher velha, com nariz comprido, chapéu cônico, montada em uma vassoura e com uma gargalhada estridente e amedrontadora. É pre com magia, caldeirõesrelacionada sem, poções e feitiços, assim como na franquia de Harry Potter.
• GATO PRETO:

o gato preto é relacionado ao azar e tem a fama de possuírem poderes mágicos e serem espíritos de pessoas mortas. Além disso, ainda existe a história que as bruxas podem se transformar nesses animais, por isso os felinos teriam tanta afinidade com elas.
• ABÓBORAS E VELAS:

as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria e as velas serviam para iluminar o caminho dos espíritos. Reza a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro, surgiu da história de Jack, um homem beberrão que se encontrou com o próprio diabo no dia em que bebeu exageradamente. Esperto como era, aprisionou o diabo em vários lugares até o dia em que morreu de tanto beber. Sua entrada foi negada no céu e no inferno e então a alma de Jack passou a perambular pelo mundo. Jack então passou a utilizas as abóboras com as velas para iluminar seu caminho. A história da cabeça de Jack ser a própria abóbora veio depois, mas isso é história para um outro post!
• MORCEGO:

é associado aos mistérios da noite e simboliza a visão que consegue ver o íntimo das pessoas.
• GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS?

Na realidade esse termo nem existia antes. As crianças passavam de casa em casa pedindo bolo que já estava devidamente preparado, chamado bolo das almas, e em troca, cantavam alguma canção ou fazia uma prece para a alma de um ente querido da pessoa que lhe oferecia a guloseima.
As cores predominantes da festa são laranja, preto e roxo e também tem os seus significados:
Laranja é a cor que simboliza a vitalidade e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam de quem estivesse de laranja para sugar sua energia vital.
Preto é a cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e representam mistério e oculto.
Roxo simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween. Além desses símbolos, ainda temos as vassouras, as aranhas, fantasmas e diversos outros e eu te contei apenas os principais!
Agora que você já sabe, pode fazer sua fantasia de halloween e sair para comemorar!!
Para ver esse conteúdo em formato de vídeo, clica nesse link.
Grande abraço pra você!