top of page

Microondas faz mal?



Muita gente fica com essa dúvida se o microondas realmente pode fazer mal pra sua saúde e de uma certa forma não é um pensamento totalmente errado, já que o uso de forma errada do seu forno microondas pode fazer mal a sua saúde sim! E ninguém fala forno microondas, né. Só eu.


Mas agora eu vou colocar uma pulga atrás da sua orelha, porque, sim ele é um forno que emite microondas de radiação eletromagnética.


Mas espera aí! Não vai correr pra sua cozinha pra jogar seu forno microondas no lixo só porque eu falei em radiação. Muitos equipamentos na sua casa emitem algum tipo de radiação, como celular, computador, televisão e até mesmo as lâmpadas da sua casa.


Na real, em qualquer lugar que estiver, você vai estar sendo bombardeado de radiação, porque até o sol, emite uma radiação gigantesca, e essa sim, faz mal à sua saúde e é por isso que existe a indicação de melhores horários pra você tomar sol e ainda assim, com o uso de protetor solar, porque senão você pode chegar a desenvolver um câncer de pele.


Mas e o forno microondas, pode chegar a causar câncer em você?


Se essa é a sua principal preocupação, muita calma nessa hora! Realmente a exposição excessiva à radiação pode causar problemas pra sua saúde, mas não existe só uma forma de emissão de radiação.


Ela age da seguinte forma:


Quando você coloca um alimento no forno microondas e liga, essa radiação faz as moléculas de água de agitarem e essa agitação faz gerar calor.

Faz esse teste ai agora: Esfrega sua mão uma na outra e você vai sentir que ela vai esquentar. É mais ou menos isso que acontece no microondas. As moléculas de água se agitam e gera um tipo de atrito que é convertido em calor. Eu tô falando do meu jeito assim, sem termos técnicos pra ser mais fácil de entender, mas é basicamente isso.


Se o seu forno microondas não for muito antigo, se ele tiver sido feito depois do ano de 2006, 2007, pode ficar tranquilo que não tem a mínima chance de você ter problemas por causa dessa radiação. A não ser que ele esteja com algum problema de vedação. Se tiver, arruma isso aí! Ainda assim, se você for exposto à essa radiação a única coisa que pode te acontecer é uma bela queimadura e não câncer.


Ah, e aquela grade toda furadinha que tem na porta do seu microondas é chamada de gaiola de Faraday. E ela é feita daquele jeito justamente pra não deixar passar radiação para o ambiente e ainda assim você conseguir ver o que está acontecendo lá dentro, mas isso eu explico com mais detalhes em outro vídeo.


A radiação eletromagnética tem vários tamanhos de onda. Quanto menor a onda, mais ela pode fazer mal pra você.



Por exemplo, na imagem acima você pode notar os vários tipos de onda da radiação eletromagnética. O sol está ali entre a luz visível e a ultravioleta que já pode fazer mal à sua saúde.


À partir da radiação ultravioleta as ondas já são muito pequenas a ponto de atravessar as suas células moléculas e até os átomos.


Essa radiação pode arrancar elétrons dos átomos e fazer com que esse elétron arrancado possa de ligar com outro átomo. E um átomo com elétrons a mais ou a menos do que a quantidade correta é chamada de íon. Por isso essa radiação é chamada de radiação ionizante.


Esses átomos ionizados podem fazer ligações de forma errada dentro do seu organismo e assim causar o surgimento do câncer. A exposição a radiação ionizante pode interagir até com seu DNA e causar problemas sérios. Tão sérios que dependendo da dosagem essas alterações podem se tornar hereditárias e você vai passar esses problemas para seus filhos, netos e assim por diante, até se misturar tanto que não apareça mais. Uma vez que você desenvolver câncer por causa da radiação, ele pode se tornar hereditário par suas futuras gerações.


Por isso lá na década de 1980, quando aconteceu o acidente na usina de Chernobyl, em Pripyat, na Ucrânia, isso foi tão prejudicial e alarmante que até hoje ela é um perigo.


As radioterapias também são uma forma de radiação ionizante e é a base de césio 137 que é um elemento químico altamente radioativo.

Outra questão sobre o aquecimento no microondas é que muita gente defende que ele tira os nutrientes dos alimentos, mas isso também já foi refutado.


O que acontece é que muitos alimentos perdem alguns tipos de nutrientes quando são aquecidos, mas não perde tudo a ponto de virar uma esponja.


Porém quanto mais tempo o alimento ficar no processo de cozimento, mais nutrientes ele vai perder. Por exemplo, se você cozinhar o feijão em uma panela comum, ele vai perder muito mais nutrientes do que no cozimento na panela de pressão.


Por isso o aquecimento de alimentos no forno microondas ainda é menos prejudicial para a perda de nutrientes, já que ele aquece muito mais rápido.


Mas nem tudo são flores nessa história e tem sim duas coisas no uso do forno microondas que podem fazer mal (e muito mal) pra sua saúde.


A primeira é a questão dos alimentos industrializados altamente processados, que facilitam a sua vida e são abarrotados de açúcares, sódio e gorduras que são prejudiciais à sua saúde.

Pra facilitar a sua alimentação, muitas empresas investem em produção de comidas pré-prontas, como é o caso das lasanhas, nuggets e até mesmo aquela pipoca de microondas que é lotada de gordura vegetal hidrogenada que faz mal pra sua saúde.


Esse tipo de alimento realmente facilita muito nossa vida hoje em dia, já que a gente vive numa correria fora de sério, mas é uma das piores opções de comida pra quem quer manter a saúde em dia.


A segunda coisa são os plásticos que não combinam nem um pouco com seu forno microondas.


A maioria dos plásticos não podem ser aquecidos porque eles liberam uma substância chamada bisfenol A, também conhecida como BPA, que pode causar danos sérios à sua saúde. Dentre os principais problemas que o bisfenol A pode causar estão:


Diminuição na produção de espermatozoides;


Desenvolvimento de cistos nos ovários;


Alteração nos movimentos intestinais;


Malformações no embrião, no caso de gravidas;


E câncer.


Como a gente está falando do microondas aqui, eu disse que os plásticos não combinam com esse tipo de aquecimento, mas a verdade é que os plásticos não devem ser aquecidos de forma alguma. Nem no microondas, nem em banho-maria e nem pode aquecer o alimento em outro recipiente e depois colocar em um que seja feito de plástico.


Mas a ciência já conseguiu desenvolver alguns tipos de plásticos para os casos onde não é possível fazer essa substituição, como é o caso de mamadeiras e pratinhos para crianças.


Esses plásticos tem a inscrição “livre de bisfenol A”, “livre de BPA” Ou “BPA free”. Pode ter alguns tipos de variações pra esse termo, mas é tudo parecido e você vai identificar facilmente.

Então fica tranquilo porque a radiação do microondas não vai te fazer mal, porém fique atento à questão dos alimentos industrializados e aos plásticos impróprios para o aquecimento.


Se quiser ver esse artigo em forma de vídeo, é só acessar logo abaixo! Tchau!







4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page